info-FICC

Informative plattform of International Federation of Film Societies- Féderation Internationalle des Ciné-clubs- Federación Internacional de Cine Clubes

BRASIL: Pesar pela perda de Dona Edna Fuji

Prezados
A Federação Internacional de Cineclubes manifesta seu pesar pela perda irreparável de Dona Edna Fuji, incansável batalhadora do cinema brasileiro e grande aliada e do cineclubismo, estando sempre junta nas lutas que empreendemos em defesa dos direitos do público.
Que sua garra e compromisso com as lutas do cinema brasileiro estejam cada dia mais pulsantes em nossos corações  e mentes.
Antonio Claudino de Jesus
Presidente
Federação Internacional de Cineclubes

Prezadas, boa tarde
(os homens presentes nessa lista se sintam também  contemplados)

Dona Edina Fujji  faleceu  
e venho aqui prestar minhas condolências à família e ao nosso guerreiro cinema nacional: estamos todos de luto.

Mas meu luto é verbo, como foi a vida de luta pela valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual, pela qual D. Edina tanto se dedicou.

Sua luta Dona Edina, também é minha, e lhe digo, onde quer que esteja: não foi em vão.

Dona Edina  construiu o maior polo de infraestrutura  audiovisual do Brasil. Atuou brilhantemente tanto no campo profissional, quanto no politico, para o desenvolvimento da indústria do audiovisual. Se hoje temos a ANCINE, o super simples para o audiovisual, e a lei 10.845, muito devemos ao poder de luta e persuasão dessa mulher que sempre esteve a frente de seu tempo.

Ela viveu intensamente e muito  me ensinou com sua postura. Ela acreditou no cinema nacional, pessoalmente acreditou em mim, e  por isso, eu e muitas outras pessoas influenciadas por sua boa índole,  já nos sentimos  cheios de garra para dar sequencia a sua luta frente ao desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil.

Eu e todo setor só lhe  temos agradecimentos, como podem ser constatados em sua fan page https://www.facebook.com/edina.fujii

Para mim D. Edina continua seu trabalho de vida: brilhando e me incentivando.

Saudações Audiovisuais,
Carem Abreu
ATOS Central de Imagens

EDINA FUJI

Atividade: Infraestrutura

Profissional do mercado cinematográfico desde os 18 anos. Nascida em São Paulo, em 1947, iniciou-se no cinema como assistente de produção do longa-metragem A hora e vez de Augusto Matraga (1965), de Roberto Santos. Entre 1967 e 1969, foi assistente de produção de diversos filmes publicitários. De 70 a 72, foi coordenadora de produção na Magison, onde continuou a trabalhar com filmes publicitários para TV. Em 1982, foi convidada a abrir a filial da Quanta Centro de Produção Cinematográfica em São Paulo, onde permaneceu como gerente geral até 2007, época em que houve a fusão entre as empresas Quanta, Motion e estúdios, passando a se chamar Estúdios Quanta, quando assumiu o cargo de diretora comercial. Através de coprodução, investiu em mais de dois mil produtos audiovisuais entre documentários, longas e curtas-metragens. Em 2000, fundou a União Nacional da Infraestrutura Cinematográfica (Uninfra), associação da qual é presidente. Ajudou a formatar o projeto do Instituto do Audiovisual – Escola de Cinema Darcy Ribeiro, da qual é parceira e faz parte do conselho consultivo. Defendeu e propôs a inclusão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infra-Estrutura e do Audiovisual (Pró-Infra), como um dos mecanismos de aplicação de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Em 2007, foi convidada a integrar o Conselho Deliberativo da Cinemateca Brasileira, assim como da Associação dos Amigos da Cinemateca, que tem como meta a criação do Museu da Tecnologia do Cinema. Em julho de 2011, se desligou da Quanta e deu início à Origami Cultural, consultoria comercial e produtora de projetos culturais. Atualmente é diretora associada dos canais Box Brazil e consultora da CiaRio, complexo de empresas de infraestrutura sediado no Rio de Janeiro e que atende produções em todo o Brasil.

http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/infraestrutura/edina-fujii

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Twitter

Blog Stats

  • 29,455 hits

PARTNERS

70 years!! Federazione italiana dei Circoli del Cinema

Próximos eventos

No upcoming events

Website Editors

Marcela Aguilar (Colombia)

Gabriel Rodríguez (México)

Follow us!

Contact

info.ficc.contact@gmail.com
%d bloggers like this: